Missão e Visão

Missão

Agrupar os profissionais de saúde especialistas em Transtornos Alimentares de países de língua castelhana e portuguesa com objetivos estritamente acadêmicos e livres de interesses para alcançar a cooperação, o intercâmbio de conhecimento e a pesquisa em práticas baseadas em evidências científicas, a fim de alcançar a excelência no estudo e tratamento dos transtornos da conduta alimentar (TCA).

Visão

Tornar-nos o grupo de língua espanhola e portuguesa com maior força, excelência e presença na promoção, tratamento, pesquisa e prevenção baseados em evidências científicas dos Transtornos da Conduta Alimentar, através da geração e disseminação do conhecimento próprio, assim como da facilitação do conhecimento científico de diferentes idiomas para a cultura hispanoparlante e grupos internacionais. Alcançaremos isso através de uma cooperação contínua e da participação ativa de seus membros.

Objetivos

Objetivos do Capítulo Hispano-Latino-Americano


  • Gerar conhecimento e integrar a experiência coletiva em países da América Latina de língua espanhola e portuguesa sobre os transtornos da conduta alimentar.
  • Proporcionar plataformas educacionais físicas ou virtuais para a promoção, entendimento, intercâmbio de conhecimentos, a pesquisa e a integração-prática no campo dos transtornos alimentares em países latino-americanos e hispanofalantes.
  • Divulgar, contribuir, facilitar e aumentar os conhecimentos gerados no âmbito do trabalho com TCA através de congressos, cursos e workshops em espanhol e português.
  • Assessorar, desenhar e apresentar estratégias de intervenção que influenciem políticas públicas nacionais de cada país integrante do capítulo para prover ou melhorar os serviços de tratamento de TCA na América Latina, Espanha e Portugal.
  • Favorecer a comunicação interna de todos os membros do Capítulo e também a comunicação bilateral com a AED para compartilhar experiências e pontos de interesse.
  • Gerar recursos humanos por meio de treinamentos profissionais baseados nas políticas da AED e do CHLA para outros colegas e equipes clínicas no tratamento dos transtornos da conduta alimentar.
  • Fomentar a inovação e as melhores práticas mediante o reconhecimento da excelência no campo de tratamento e na pesquisa dos transtornos alimentares nos países que fazem parte do CHLA.
  • Divulgar nossa missão, visão e nossos objetivos através dos meios de comunicação e redes sociais para que um maior número de pessoas tenha acesso a informações seguras e atualizadas a respeito dos sintomas e tratamentos dos TCA.
  • Manter o CHLA como uma associação reconhecida pela AED, livre de conflitos de interesse e com uma visão e missão cem por cento acadêmicas.


História

História do Capítulo Hispano-Latino-Americano

Em 2017

XIII. Chile.

No ano de
2017

Em 2016

XII Congresso CHLA Barcelona, España.

No ano de
2016

Em 2015

XI. Mendoza, Argentina.

No ano de
2015

Em 2014

X Monterrey, NL México.

No ano de
2014

Em 2013

IX Lima Perú.

No ano de
2013

Em 2012

VIII Austin. Texas.

No ano de
2012

Em 2011

VII Chile.

No ano de
2011

Em 2010

VII en Salzburg (foi cancelado por falta de participantes).

No ano de
2010

Em 2009

VII. Cancún, QR. México (que infelizmente foi cancelado devido à epidemia de H1N1).

No ano de
2009

Em 2008

VI Colombia.

No ano de
2008

Em 2007

V Buenos Aires, Argentina.

No ano de
2007

Em 2006

IV Congresso del CHLA en Barcelona, España.

No ano de
2006

Em 2005

III Congresso do CHLA Monterrey, Nuevo León México.

No ano de
2005

Em 2004

II Congresso do CHLA na Cidade do México.

No ano de
2004

Em 2003

Primeiro Congresso Hispano-Latino-Americano na cidade de Quito, Equador.

No ano de
2003

Em 2002

Foi durante o ICED 2002 que este pequeno grupo decidiu formalizar a reunião através da organização de um congresso que seria independente do ICED.

No ano de
2002

En 1996

Em 1996, um grupo de colegas hispano-latino-americanos começou a organizar-se e a reunir-se durante os congressos anuais da Academy for Eating Disorders. Inicialmente, estas reuniões eram informais até que, eventualmente, foi criado o SIG (Special Interest Group) Hispano-Latino-Americano. Foi então que este grupo iniciou reuniões formais e anuais no ICED (International Conference on Eating Disorders da AED).

No ano de
1996

História

História em PDF

Baixar PDF


Requisitos para sócios

Requisitos para ser sócio do Capítulo Hispano-Latino-Americano


Tipo de sócios
a) Profissionais com uma participação distinta dentro do campo clínico, preventivo, governamental ou ativismo no tema dos TCA.
b) Este membro tem sua membresia ativa dentro da AED. Nota: Sócio Ativo Certificado é o único que pode ser votado para o cargo da presidência do CHLA e do Conselho Diretivo.
Consideram-se sócios ativos os profissionais que solicitarem seu ingresso e forem aprovados para participar desta organização, cumprindo os seguintes requisitos:
1) Que sejam propostos por pelo menos dois sócios e sua aceitação seja feita por unanimidade dos sócios do Conselho Diretivo, sujeitando-se em todos os seus requisitos e obrigações fixados nestes estatutos e regulamentos ou, em seu caso, em suas posteriores reformas.
2) Para ser sócio ativo do CHLA, não é necessário ser membro e associado ativo da AED.
Serão estagiários de alguma licenciatura relacionada à área de TCA, apresentando para sua admissão a carta de estágio ou equivalente, ou estudantes que tenham cursado pelo menos 75% dos créditos de alguma graduação relacionada à área em universidades credenciadas. Estas universidades podem ser dos países que compreendem o CHLA ou de outros, desde que sejam instituições sérias e reconhecidas.
Consideram-se sócios honorários os profissionais eminentes na área que:
a) Sejam de língua espanhola ou de outra língua, mas cujos méritos científicos ou a ajuda prestada à missão e visão do CHLA sejam de grande importância.
b) Sua contribuição para o desenvolvimento desta área nos países que compreendem o CHLA justifiquem sua admissão com tal título.
c) Não têm obrigações nem poderão votar ou ser votados para a presidência do CHLA ou do Conselho se não cumprirem os requisitos prévios para a mesma,
d) Serão designados ao Conselho Diretivo mediante a aprovação da maioria do mesmo.
- Contar com o apoio de um grupo de profissionais especialistas nos países que compreendem o CHLA.
- Rede de assessoria e amizade entre membros de língua espanhola, assim como de membros de outros países fora do CHLA, para o estudo, desenvolvimento profissional ou disseminação de suas atividades, sempre e quando estiverem baseadas na missão e visão da AED e do CHLA.
- Desconto na inscrição e na membresia da AED.
- Acesso direto a profissionais e informação científica para a melhoria das práticas em TCA.
- Convite para os projetos de pesquisa em prevenção e clínicos.
- Acesso para disseminar informação através dos nossos boletins e página de internet.
Não existe nenhuma taxa obrigatória. Ocasionalmente, poderá haver um pedido de alguma contribuição para algum fim específico que tenha a ver com a elaboração de documentos, manutenção da página de internet, elaboração de folhetos. Mas esta será estritamente voluntária.

Requisitos para ser sócio

Deverão apresentar por e-mail:
1) Carta de solicitação de ingresso por escrito ao CHLA onde expresse seus motivos para fazer parte do CHLA, detalhe de sua atividade específica em TCA.
2) Preencher o formulário de inscrição que será enviado pela secretaria técnica do CHLA. (você pode solicitá-lo diretamente a um dos membros ou através da nossa página da web)
3) Duas cartas de sócios ativos que apoiem o ingresso, indicando as principais características que o candidato pode contribuir para o CHLA.
4) Idade mínima de 18 anos.
5) Cópia de uma identificação oficial (Passaporte etc.).
6) Cópia do diploma profissional expedido por uma Universidade, bem como os documentos que comprovam graus posteriores.
7) Cópia da Carteira de Identidade Profissional. Estrangeiros, cópia do FM-9.
8) O diploma profissional na área da saúde física ou mental: ou Médico Cirurgião ou Especialista ou Bacharelado em Psicologia ou Bacharelado em Nutrição ou Bacharelado em Serviço Social ou Bacharelado em Enfermagem ou Carreiras afins à área da saúde. Para médicos: Cópia do certificado do seu respectivo conselho de especialidade. Em caso de ser estudante de pós-graduação, mestrado ou doutorado, comprovante de estudos da Universidade.
9) Síntese curricular de meia página e Currículo Vitae extenso. Este último está sujeito à solicitação de documentos comprobatórios.
10) Ser admitido por unanimidade de votos do Conselho Diretivo. As solicitações serão revisadas trimestralmente.
11) Os acordos sobre o ingresso de novos sócios serão comunicados ao interessado por escrito.
1) Para ser considerado sócio ativo certificado, serão os mesmos documentos que para ser “sócio ativo”, acrescido do requisito de ser membro ativo da AED.
2) Carta de comprovação (ou comprovante) de ser membro ativo da AED.
3) Entregar comprovante de ter participado durante os últimos três anos em pelo menos um congresso da AED.
1) Ter sido indicado por pelo menos dois membros do Conselho Diretivo do CHLA.
2) Enviar documentos comprobatórios de sua contribuição para os Transtornos da Conduta Alimentar, méritos científicos, clínicos e/ou na comunidade.
3) Ser aprovado por unanimidade pelo conselho do CHLA.
1) Carta de conclusão de estágio ou equivalente.
2) Ter cursado pelo menos 75% dos créditos de sua graduação relacionada à área da saúde física ou mental, e com o aval de uma Universidade (e o contato desta para confirmar sua validade). Apresentar histórico escolar ou currículo universitário que demonstre as matérias cursadas.
3) Os estudantes de pós-graduação, mestrado e/ou doutorado deverão se candidatar para serem sócios ativos não estudantes.

Organograma





Contato

Academy for Eating Disorders
Capítulo Hispano Latinoamericano
Organização sem fins lucrativos
México
T: +52 (55) 5432 9876
C: correo@dominio.com

Copyright © 2016 HLA
Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Reclamações e sugestões | Aviso legal | Mapa do site